sexta-feira, 26 de junho de 2009

(Liderar é servir)

Oi Pessoal, Vamos a mais um artigo sobre liderança, neste quero abordar a importância do sacrifício.
O espírito de sacrifício é essencial para a liderança. Um líder que quiser ter o respeito e admiração de seus colaboradores precisa sacrificar-se, colocar-se no lugar do outro. Ele precisa fazer isso a todo tempo, fisicamente, por longas horas; o mais árduo trabalho e a maior responsabilidade são a partilha do líder, é o primeiro a chegar e o último a sair, trabalha enquanto os outros descansa.
Um líder cuida sempre de seus colaboradores em todas as situações, físicas, emocionais ou financeiras, agindo assim se mostra parceiro e verdadeiro. Nunca deve tentar trazer os elogios para si, ele poderá fazer isso, mas quando for descoberto perderá o respeito e a admiração deles. Numa "batalha" há glória para todos, a vitória é de toda a equipe, ninguém faz nada sozinho. Porque aquele que sempre toma e nunca dá, não é um líder, e sim um parasita.
Um líder verdadeiro nunca esquece do respeito porque sabe que isso é para todos. Um líder que não respeita é insolente e vive insultando os seus, comparta-se como um covarde, age como se estivesse amarrando seus colaboradores numa árvore com cordas de disciplina e batendo-lhes no rosto, porque sabe que não teriam como reagir. Toda pressão, seja ela qual for, não funciona, o melhor é trabalhar o psicológico de cada um na consciência da importância que eles exercem na empresa e para a economia. Como um publicitário por exemplo: ele tem uma necessidade, precisa encontrar um bom cliente, ele pesquisa e identifica um em potencial, chegando a esse cliente ele precisa descobrir 5 coisas básicas.
Quem é esse cliente, o que ele faz, como faz, pra quem faz, e pra onde faz, descobrindo as necessidades fará um bom planejamento e suprirá as necessidades deste, este cliente então atenderá as necessidades do seu cliente que consequentemente venderá seus produtos, ganhará seus lucros podendo pagar seus colaboradores, que levarão o ganho para casa podendo oferecer algo as suas famílias, e o publicitário fará o mesmo, ganhou suas comissões, levou dinheiro para agência e supriu as necessidades de todos. Quando analisamos o nosso trabalho neste ângulo vemos a importância e a responsabilidade social que fazemos diante do nosso trabalho.
O seu trabalho seja qual for, tem o seu valor e sua importância, por isso um líder que age com rigor, veemência sempre perde a confiança. Afinal confiança é o que todos precisam ter em você líder, principalmente na hora de uma emergência, é preciso enfrenta-la, fazer alguma coisa, mesmo que seja errada, porque se ficar procurando em torno, rodeando pode acabar por não fazer nada. Quando tomar uma decisão você deve apegar-se a ela, não vacilar, porque os colaboradores não tem confiança em um líder que não sabe decidir.
Então, lembre-se que liderar é manter o máximo de sacrifício.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Liderança se faz com alianças para o triunfo

Olá pessoal vamos abordar um assunto que sem dúvida muito nos interessa, a relação entre as pessoas para o triunfo de cada um ou do grupo. Sabemos que as mais eficientes alianças que já deram resultados no "Master Mind" foram sem dúvidas as que nasceram da fusão entre homens e mulheres. A razão disso é que as mentes masculinas e femininas se fundem mais harmoniosamente do que as do mesmo sexo. Acresce que o estímulo do contato sexual entra muitas vezes na criação do "Master Mind" entre homens e mulheres.

Descobrimos também que o elemento masculino das espécies é bem mais ativo e mais alerta para a "caça" quando inspirado e solicitado pelo elemento feminino, isso é evidente já na puberdade de qualquer espécie e continua por toda a vida. Observe isso nos esportes, no Vôlei por exemplo quando os rapazes estão jogando, logo as meninas ficam eufóricas pelo corpo dos jogadores ou a força, vibram a cada ponto marcado. Esse comportamento aumenta instintivamente a força dos jogadores fazendo eles darem o máximo de si mesmo, lutar com mais entusiasmo, a brigar por cada bola, sabendo que suas tiétes estão assistindo. Lutam mais ainda se souberem que sua amada está na plateia, querem que de alguma maneira ela o veja como herói. Qualquer rapaz se lançará neste jogo sobre humano sabendo que sua amada está ali, o mesmo ocorre no futebol quando um jogador marca um gol, este é oferecido para sua amada, quem não se lembra da tatuagem no braço e oferecida em cada gol marcado do Ronaldo Fenômeno para sua amada na época Daniela Cicarelli ou do Jogador Bebeto na copa de 1994, homenageando o nascimento do seu filho, Matheus? Bilhões de pessoas viram esse comportamento pela TV.

Mas é igualmente certo que os rapazes que se lançarão em busca do sucesso e da fortuna quando apoiado, inspirado e solicitado por uma mulher querida, especialmente se esta sabe como estimular a mente deste rapaz por meio da mente do "Master Mind".

Por outro lado a mesma mulher pode, por meio de uma aplicação negativa dessa lei - quando é impertinente, ciumenta, egoísta, violenta e vaidosa, arrastar o Homem para uma derrota certa!.

Você se lembra do caso de Elbert Hubbard? Ele compreendeu tão bem isso descrito aqui, que ao descobrir a incompatibilidade de gênio que havia entre ele e sua primeira mulher o levaria ao fracasso certo, preferiu enfrentar a opinião pública divorciando-se e casando com a mulher que era a principal fonte de suas inspirações, segundo ele mesmo declarou. Quantos homens vimos por aí arrastando um casamento falido, com um mulher autoritária, sem o mínimo de conhecimento harmonioso, que faz da vida deles um inferno não ter a coragem que Elbert Hubbard teve? Mas quem pode julgar que ele não estava certo?

O objetivo do homem é triunfar, e o triunfo está fadado aos corajosos, esse caminho as vezes como acontece é cheio de obstáculos e influências que precisam ser removidos antes que o alvo seja alcançado, um dos maiores entre esse obstáculos é uma aliança negativa entre mentes que não se harmonizam. Todo homem que quiser ser um líder precisa entender que não há como manter um "Master Mind" em pleno conflito psicológico gerado por mulher negativa. Nós precisamos estar equilibrados emocionalmente para oferecer algo a alguém, não podemos oferecer o que não temos.

Então pessoal, exemplos como esse nos traz a certeza que teremos que fazer as alianças ou desfazê-las quando necessária. A vida é feita de escolhas, esteja sempre atento aos sinais que a vida lhe mostra.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Iniciativa e imaginação

A iniciativa é a força que move o líder para frente, mas imaginação é o espírito que o guia a qual caminho deve seguir.
O líder que tem personalidade e imaginação para induzir seus colaboradores a aceitar seus planos e a realizar fielmente é sempre um líder eficiente.
É de uma importância a responsabilidade de um líder induzir as pessoas a subordinar as sua ideias e interesses ao bem da coletividade, e isso se aplica a tantos a assuntos, cívicos, religiosos, sociais, políticos, financeiros ou industriais.
O triunfo, seja qual for o assunto, é sempre uma questão da habilidade para conseguir que os outros subordinem a sua individualidade e sigam um líder.
Vencer ou perder na vida está de acordo com a natureza do plano que construímos e realizamos, alguns fatos servem para acentuar os valores da, iniciativa e liderança, da confiança em si mesmo, da imaginação e de um objetivo principal definido.
Um mal que nos aflige é talvez um dos mais caros preços a se pagar, a intolerância. Um dia quando a aurora da inteligência estiver se espalhado pelo horizonte do progresso humano e deixado sua marca no tempo, será registrado no último capítulo das páginas do livro da vida os crimes dos homens e seu pecado mortal.
A intolerância sempre nasce de preconceitos religiosos, raciais, econômicos, e das diferentes opiniões. Até quando vamos viver sem compreender que a inteligência, evoluções se faz das diferentes opiniões, e que se existisse apenas uma cultura, um povo ou raça, não haveria questionamentos, e sem esses o filósofo não teria dito: Quem não pergunta não pode viver, e não teria no livro sagrado dos cristãos: Façamos o Homem a nossa imagem e semelhança, a semelhança de Deus é o dialogo.
A vida é como uma vela que se acende, mas com o passar do tempo vai se apagando e se extinguindo, e uma hora seu fim chegará. Então quando o nosso fim também estiver chegando eu espero encontrar-me com a morte e poder passar para o outro lado da vida e não encontrar, Judeus, Cristão, Muçulmanos e Budistas, que eu posso encontrar a grande família espiritual sem distinção de cor, raça ou credo.
Quero então terminar uma luta contra a intolerância a fim de descansar em paz para a eternidade.
Meus amigos leitores, não há como mencionar liderança sem questionar e se focar na vida filosófica, sem dúvida nenhuma a vida é feita de perguntas e escolhas, e para se tornar um líder devemos sempre observar, perguntar e instruir.
Tenho duas certezas na vida: Uma é que vou morrer e a outra é tenho que fazer escolhas.
As escolhas devem ser tomadas com cautelas porque são muito importante, porque algumas delas diz respeito a vida de outros.


domingo, 14 de junho de 2009

Relacionamentos são as chaves do sucesso



Para obtermos os sucessos que queremos na empresa ou em qualquer instituição que estamos liderando, sabemos que o poder pode ser muito duro nos relacionamentos.
Tudo gira em tornos de relacionamentos; com as pessoas, com Deus, com nossos amores, nossos times de futebol, igrejas.
Os relacionamentos fundamentam nossas famílias, sociedades e nações, porque sem pessoas não há negócios.
Os grande líderes tem uma capacidade enorme de construir relacionamentos saudáveis, para haver uma empresa ou um negócios próspero deve haver relacionamentos não apenas entre diretores, mas entre os colaboradores, clientes e fornecedores.
Quantas vezes presenciamos a perda de um funcionário exemplar, um cliente em potencial por falta de cuidados e relacionamentos por acharmos que está tudo feito e deixamos esses de lado, até que a notícia nos pega de surpresa?
Para não ocorrer isso devemos sempre estar de olho não só nas tarefas mas também nos relacionamentos.
Um líder que cuida apenas em se preocupar com a realização de suas tarefas pode cair na armadilhar de não focar nos relacionamentos, o mesmo ocorre quando vemos um funcionário(a) que desempenha com êxito suas tarefas por algum tempo e recebe uma promoção, e o líder que a promover não observou suas habilidades para relacionamentos, provavelmente ele correrá um grande risco, esse funcionário(a) pode não se adaptar a liderança, desmotivar sua equipe, diminuir sua produção e ainda a empresa perder em dose dupla.
Tinha um exemplar e agora está em um dilema.
A chave de uma boa liderança é executar suas tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.
Então vamos lá pessoal, relacionamentos se constroem com tratamento respeitoso, admiração, sentimentos de participação, senso de justiça, empatia...
Liderança é uma habilidade de influenciar as pessoas a trabalharem com entusiasmos para atingir o objetivo do bem comum.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Todo líder deve saber e conhecer o fracasso

Todo líder deve saber e conhecer o fracasso, afinal quem não teve um momento desse na vida?

Vivemos em um sistema totalmente montado para poucos e que isso arrasta milhões de pessoas para o fracasso.
Quantas pessoas chegam à idade da razão e tem de carregar a cruz do fracasso? Centenas de milhões de pessoas se arrastam para sobreviver tentando conseguir um canto pra dormir, ter o que comer e umas roupas pra vestir, mas o que poucos conhecem e compreendem é que o fracasso raramente é permanente, o fracasso só é um mal quando aceito como tal.
O fracasso contém lições que nós nunca aprenderíamos de outra maneira, cair pode ser inevitável devido nossa ignorância na situação que estamos vivemos, mas permanecer caído é bem diferente.
Uma grande lição ensinada na queda do fracasso é a humildade; nenhum de nós pode se sentir grande sem sentir-se humilhado e insignificante quando se compara ao mundo que nos rodeias, as estrelas que brilham e a harmonia da natureza.
Para cada filho de rico que torna útil à humanidade, há 99 que se elevam lutando com a pobreza e o fracasso. Se fizermos uma minuciosa análise sobre uma centena de pessoas que o mundo considera como grande verá que todas elas sofreram privações, derrotas temporárias e fracasso.(Lincoln, Eistein, Grambel, Ford..)
Lembremo-nos de que carregar uma pesada cruz temporária não é um fracasso, se temos dentro de nós a verdadeira semente do triunfo, uma pequena adversidade, uma derrota temporária servirão apenas para fazer germinar a semente e fazer com que ela se desenvolva e atinja à maturidade.
Não é a vitória que faz um homem, mas a luta. O homem que mesmo vencido resiste erecto e recebe, de cabeça erguida todos os golpes do destino, sangrando, ferido e exangue. Esse é o homem que vencerá afinal, pois não tem medo do fracasso.
Os golpes que recebendo na vida, os choques a que resistimos nas horas de tristeza e amarguras, o prêmio que nos foge das mãos, o golpes que recebemos neste mundo mostram o estojo de que somos feitos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Poder da influência com o trabalho em equipe

Falar sobre influência é bem importante.

Para falar desta poderosa arma não podemos deixar de lembrar de algumas figuras importante que o mundo já viu e ainda muitos o seguem, principalmente os de caráter religiosos.
Vamos colocar alguns aqui sem os pontos teológicos ou defender alguma "placa religiosa", mas analisando a vida de Jesus por exemplo, não podemos deixar de observar o quanto ele exercia sua autoridade numa terra e cultura dominada pelo Poder. Jesus sabia, até pela sua evolução intelectual que somente pela autoridade Ele poderia conseguir atingir seus objetivos.
Ele vivia em um lugar dominado pela força de líderes enérgicos, veementes, sarcásticos, que impunham suas regras e normas. líderes como Pôncio Pilatos, Herodes que devoravam qualquer um que tentasse se levantar contra eles ou influenciar o povo em rebeliões.
Jesus escolheu 12 pessoas e colocou sua autoridade que estas pessoas deram suas vidas e espalharam seus ideais por onde passaram, sua influência foi tão forte e verdadeira que cativou as pessoas locais e depois foi se espalhando para outras regiões onde mesmo nem Ele era conhecido. Alguns dos seus apóstolos foram presos, torturados e mortos. Um deles, Pedro absorveu de uma forma que não achou justo morrer como seu Mestre, ele pediu para ser sacrificado na cruz de ponta cabeça, pois se dizia não ser digno o quanto Jesus.
Os ideais de Jesus passou pelas pressões da igreja primitiva sendo perseguida pelo Império Romano até o 1º milênio, quando finalmente o Império passa de perseguidor a protetor e adorador da nova cultura, que hoje conta com mais 1,5 bilhão de adeptos espalhados por diversas denominações que compõe o cristianismo no mundo.
O mundo foi tão influenciado por esta cultura que tudo que fazemos está ligado a cultura cristã, o calendário é um exemplo claro disso. Os chineses, Judeus e Muçulmanos contam outros tempos, mas precisam se render quando vira o ano cristão, que hoje está domado pelo capitalismo.
Quando analisamos outras culturas como por exemplos, os Muçulmanos que foram dirigidos e influenciados por outro incrível líder, o profeta Maomé. Vemos como as pessoas que seguem o Islã são dedicadas em sua crença, milhões de pessoas caminham por kilometros a pé para chegar a uma cidade sagrada, Meca.
Vemos também os que com má intenções influenciam os mais fracos intelectualmente, fazendo a acreditar que podem se tornar um homem bomba para herdar o reino do "Ceú" mais rápido e mais puro.
Agora sabemos que com a habilidade de influenciar pessoas podemos forma um grupo, uma equipe e ter pessoas que farão de tudo para atingir o objetivo.
É preciso criar um objetivo principal definido, focar e trabalhar em equipe. Assim como os grandes lideres se sacrificaram pelos seus ideais você deve se sacrificar pela sua equipe, sacrificar é servir, colocar -se no lugar do outro, oferecer o que há de melhor, ter espírito de compaixão e de justiça, é como diz o ditado: É dando que se recebe.
Não há sucesso sem paixão.

Liderança. Diferença entre autoridade e poder.


Vamos entender um pouco sobre liderança.

Essa é uma virtude que devemos sempre valorizar. Liderança envolve várias questões, mas quero abordar algumas das quais são de extrema importância e sempre vemos o contrário nos chefes de hoje, principalmente aqueles que possui uma mente mesquinha e um coração avarento.

Vamos definir o que é poder e o que é autoridade.

Quando ouvimos a palavra autoridade ou que fulano tem autoridade sobre uma determinada pessoa, imaginamos logo que essa pessoa está debaixo de um domínio, confundimos demais e invertemos os valores associados a essa palavra.

Autoridade:

É uma habilidade que possuímos para influenciar uma pessoa ou várias a fazerem as coisas de livre espontânea vontade por causa de nossa influência pessoal. Quando ouvimos alguém dizer, vou fazer isso porque aquele "cara" ou meu chefe é muito gente boa, está sempre me ajudando, suprindo minhas necessidades na empresa ou nas minhas tarefas, é sempre coerente, me entende e etc.

Nós como líderes devemos entender que precisamos suprir necessidade dos nossos colaboradores e não fazer suas vontades, sabemos que as vezes muitas reivindicações estão associadas a falta de entusiasmo, reclamam porque estão desmotivados, daí passam a achar que aquele chefe ou aquela empresa não é mais o ideal, passam a acordar de manhã e dizer, meu "Deus" lá vou eu para aquela empresa.

A essa altura do campeonato meu amigo, você está mais enroscado do que possa imaginar, você perdeu a chance de fazer de sua equipe um Master Mind, manter um equilíbrio, a harmonia e ter o que um gerente ou supervisor precisa ter de mais valioso, sua equipe. Verá que perdeu e terá uma tarefa mais árdua pela frente, recompor sua equipe, o que será bem difícil, porque perdeu sua credibilidade perante seus colaboradores. Sua confiança está em baixa. Pense em um general que está com sua tropa diante de uma batalha onde seus soldados não tem mais sua confiança porque detectaram uma fraqueza, você acha que lutarão até a morte por você ou pela empresa? Esquece !

será cada um pra si e Deus que nos acuda.

Poder:

É uma faculdade de forçar uma pessoa ou as pessoas a fazerem o que não querem mas estão sendo obrigados por causa de sua posição ou sua força. Lembra da historinha acima do general? Vou usar o mesmo general mas de outra forma. Imagina um general carrasco que diz aos seus soldados, façam isso ou aquilo se não serão castigados com exercício pesados, forçados ou irão para solitárias por 3 semanas.

O poder é o oposto de autoridade, com o poder as pessoas são obrigadas a obedecerem e não a fazerem de livre espontânea vontade. O poder você pode obter de várias formas. Ser colocado no cargo, comprar ou vender, ser dado ou tirado, herdado, indicado. Já autoridade diz respeito de quem você é, do seu caráter, sua personalidade e da influência que exerce sobre os outros.

Então meu amigo, você pode ter influência e ganhar o respeito das pessoas mais com a autoridade do que com o poder, você muitas vezes nem precisa ter um cargo para exercer uma influência grande sobre as pessoas ou sua empresa. Podemos usar nossa influência tanto para o bem quanto para o mal.

Veja os exemplos daquele péssimo colaborador, o chamado “boca negra” o laranja podre, lembra como ele contamina o resto, corroendo a mente até dos bons?

Vejas algumas característica que um líder deve ter:

Auto confiança,

Ascendência moral,

Espírito de sacrifício,

Sentimento de paternidade,

Sentimento de justiça,

Iniciativa,

Decisão,

Dignidade,

coragem

Falaremos mais sobre influência e personalidade, e de como poderemos obter o apoio em equipe no próximo artigo.

Um Abraço.

Pesquise neste blog