quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O Planejamento em 30 segundos

Olá.

Hoje vou apresentar um conceito valioso e poderoso em qualquer administração, o planejamento. Ele é o alicerce, artífice a âncora para o triunfo de qualquer administrador, gerente ou consultor de vendas.

Para fazer um bom planejamento é sempre bom lembrar algumas regras básicas de comunicação como:

Desperte a atenção

Alimente a atenção

Convença-o

Você desperta a atenção com um gancho ( uma frase resumida em 30 segundos do seu planejamento), depois é preciso alimentá-la e convencê-los.

A primeira coisa que um bom advogado faz quando prepara uma comunicação ao júri é construir o caso. Ele sabe que deve atrair a atenção do juiz e do júri, por isso ele inicia a intervenção com um gancho, também sabe que deve acabar com um apelo a favor do seu cliente. Tudo que acontece entre esses dois extremos é o assunto da exposição. O assunto de sua mensagem de 30 segundos deve explicar, reforçar e provar a validade da argumentação que você utiliza. Para que se consiga esse efeito, o assunto deve conter a totalidade ou pelo menos uma parte dessa famosa fórmula: O que, quem, onde, quando, por que e como.

Podemos questionar sem elevar muito nosso raciocínio e perguntar, mas como podemos resumir uma história em 30 segundos? Quando estamos assistindo TV por exemplo e logo passa os comerciais, entendemos claramente as mensagem contadas em 15 ou 30 segundos, e como isso acontece, num passo de mágica? Não, a resposta para esta questão está em como desenvolver o Assunto. Para isso devemos seguir alguns passos, vamos lá:

1º Passo

Conheça o objetivo.

Conheça o ouvinte.

Conheça a abordagem.

2º Passo

Agora faça a si mesmo as seguintes perguntas:

Do que eu estou falando?

Quem está envolvido?

Onde está?

Quando é?

Por que é?

Como faço isso?

3º Passo

Cheque suas respostas com as seguintes perguntas:

Elas reforçam e/ou explicam meu objetivo?

Elas se relacionam com meu ouvinte?

Elas correspondem à minha abordagem?

Se preencherem os requisitos do terceiro passo, qualquer uma ou todas as suas respostas às seis perguntas ( o que, quem, onde, quando, por que e como ) são candidatas a se transformarem no tema da mensagem de 30 segundos. Você pode empregá-las em qualquer ordem ou combinação.

Vamos mostrar em uma mensagem de 30 segundos.

Um executivo que busca investimentos para a empresa está falando com alguns investidores potenciais. Ele fixa o gancho e fala.

Podem nossas ações dobrar de valor este ano? Acredito que sim e que o farão. Ele continua, então com sua abordagem.

-Estamos em um negócio de rápido crescimento. Em seguida ele explica e reforça e prova abordagem.

O ano passado tornou a comprovar esta verdade, foi o melhor ano da história da empresa, superamos todos os recordes de vendas e lucros. Temos agora um forte mercado em crescimento, espalhando-se por todo o país. Estamos desenvolvendo novas linhas de produção para atender a este mercado. E nossas vendas já começaram a bater recordes, compre agora nossas ações e participe deste crescimento. Foi o que eu fiz e vou continuar fazendo.

Todo planejamento está dotado pelo tema, pelo conteúdo da mensagem. Explica o que se quer dizer, responde à pergunta que fizemos no gancho, descreve o trabalho que queremos ver realizado.

Você pode ter escolhido a abordagem correta para atingir seu objetivo, pode ter captado a atenção do ouvinte com um gancho provocador, mas sua mensagem se perderá a não ser que você conheça o tema e apresente-o com o máximo possível de concisão e vigor.

O tema é a notícia que acompanha uma manchete dramática, a legenda sob uma foto empolgante, o doce numa caixa atraente. O que, quem, onde, quando, por que e como fazem parte de nosso tema. É uma fórmula simples de aprender e assim que passarmos a dominá-la, ela pagará dividendos em cada mensagem de 30 segundos.

Vamos lá pessoal, o negócio e planejar, planejar e planejar.....Um dia Deus planejou e arquitetou a vida e nós estamos “presos” nesse lindo negócio que se chama viver, mas é impossível viver sem planejar.

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