quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Abordagem é chave para o sucesso.

Bom pessoal como todos sabem uma boa abordagem é chave para o triunfo. Vocês se lembram da História de Dorothy na terra de Oz? Ela e o cachorro Totó queriam voltar para Kansas, o espantalho queria um cérebro, o homem de lata queria um coração, o Leão covarde queria coragem. Eram esse os seus objetivos. E o mágico de Oz era a única pessoa que podia dar o que desejavam, a pessoa certa que deveriam procurar, o problema que enfrentavam era como chegar à cidade das esmeraldas para conversar com o mágico. Pegaram então o caminho das pedras amarelas. Foi assim que decidiram abordar a cidade.

Vocês devem estar se perguntando, mas porque ele está abordando um assunto desse conto infantil? É que nesse conto podemos ver como desenvolveram uma estratégia e fizeram a abordagem do mágico.

Devemos sempre fazer uma boa abordagem:

A Abordagem correta: Como chegar lá?

A abordagem correta é o pensamento ou sentença específico que melhor poderão conduzi-lo a seus objetivos. Este pensamento ou sentença pode ser denominado como premissa, raiz, ideia, conceito, foco, força impulsionadora, estratégia, estratagema ou tema da mensagem.

A abordagem correta é também a base do prédio, o “X” do problema, o esqueleto do corpo, a melodia que corre através da música. Quando possuímos uma base de conhecimento da situação que estamos vivendo podemos fazer uma analise rápida de 30 segundos e usar uma mensagem de abordagem, uma frase que mais se encaixe.

Mas como descobrir a abordagem correta? Essa dúvida só existe quando não fazemos o primordial, o conhecimento do cliente. Primeiramente é necessário conhecer a si próprio, conhecer a empresa que você trabalha, o mercado que ela atua, analisar o cliente e seu mercado para assim apresentar um plano de negócios que irá atender suas necessidades e expectativas.Conservando em mente o objetivo e o ouvinte, faça a si mesmo as seguintes perguntas e responda-as com frases simples:

Do que eu estou falando?

Qual é a base de minha estratégia?

Qual é o núcleo do que vou dizer?

Qual é a melhor declaração para me conduzir ao que quero?

Será fácil criar uma situação em torno dessa frase?

Que outras declarações vitais posso encaixar dentro da frase ou a ela relacionar?

Esta vinculação de outras declarações servirá aos interesses e necessidade de meu ouvinte?

Se a resposta a duas dessas perguntas for a mesma e estiver diretamente relacionada a seu objetivo e aos interesses e necessidades do ouvinte, você encontrou a abordagem correta.

É ilimitado o número de abordagens potenciais para atingir um objetivo. São tantas quanto sua imaginação possa conceber. Mas assim como devemos ter um único objetivo, um objetivo bem definido, devemos escolher uma abordagem única.

Então, boa estratégia e abordagem a todos vocês.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal meu

Pesquise neste blog