sexta-feira, 10 de julho de 2009

Derrota temporária é uma oportunidade para recomeçar.)

A palavra fracasso soa sempre negativamente, mas será mesmo que não existe um sentido mais profundo para ela?
Vemos como a interpretação desta palavra arrasta milhares, talvez milhões de pessoas, trazendo tristezas e provações, que poderiam ser evitadas se a compreendessem melhor.
O que precisamos entender é a diferença entre "fracasso e "derrota temporária", além disso, vejamos se a derrota temporária não é um "mal que vem para o bem", porque se analisarmos as circunstâncias e a soma dos resultados veremos que sempre há uma lição, ela nos dá um estímulo e energia para agirmos num sentido diferente e mais proveitoso.
O que podemos ver é que a maioria das pessoas quando se encontram com o fracasso elas se dão por vencidas, aceitam e acreditam que tudo está acabado, não olham para sua força ou a lição que isso pode trazer, preferem se revoltar, procurar um culpado.
Nossa força está em nossa resistência, se ela é baixa, minha força é pequena. Nenhuma "derrota temporária", nem as adversidades chegam a transformar-se em fracasso para as pessoas que as encara como mestra, que tirarão qualquer lição disso.
Na verdade há sempre uma grande lição nos reveses e em cada derrota. E é certo também que não poderíamos receber certas lições senão por meio da derrota.
O que complica as vezes algumas pessoas é que muitas vezes as derrotas nos fala por uma "linguagem muda" que não entendemos ou não percebemos.
Se isso não fosse verdade não cometeríamos repetidamente os mesmos erros sem lucrar coisa alguma das lições que poderíamos aprender.
Muito se diz: persistir no erro é burrice, mas será que as pessoas que persistem no erro não estão "cegas ou "surdas"?
Mas muitos dizem, nós estamos alertando, falando, mas não adianta, precisamos ajudar quem quer ser ajudado.
Digo que esse pensamento é superficial, pois quem está vivendo precisa sentir as lições que a derrota quer mostrar.
Ele precisa entender, ver, pensar no ocorrido para disso tirar um proveito. E se não fosse verdade também, nós observaríamos com mais cuidados os erros dos outros e tiraríamos proveito.
Eu disse em outro artigo: Nunca permita que algo te fira sem que atinja seu ego, pois só assim terá forças para se levantar.
Precisamos entender que é necessário tirar proveito de cada derrota, e as pessoas que ficam derrotadas por longos períodos não tomaram conta de sua própria força, se deram por vencidas e se sentem acabadas.
Como nada na vida é permanente as derrotas também não são. É preciso reagir, a vida exige ação e para isso use seus estímulos. Um verdadeiro líder nunca se dá por vencido, é um guerreiro que perde uma batalha mas não perde a guerra.
Como disse o profeta Joel: Diga ao fraco, eu sou forte.

Nenhum comentário:

Pesquise neste blog