quarta-feira, 8 de julho de 2009

O poder da sugestão e da autossugestão.

A autossugestão é a sugestão que um indivíduo faz a si mesmo, o mundo está repleto de casos de cura através da autossugestão, é a certeza a confiança em nós mesmos.
O que se estende atrás e na frente de nós carece de importância se o comparamos com o que está em nosso interior”.
Ralph Waldo Emerson.
Quero falar principalmente da sugestão neste artigo. A sugestão é o princípio por meio do qual nossas palavras, nossos atos e o nosso estado de espírito influenciam as outras pessoas.
Quando a nossa mente vibra em alta intensidade, sob o estímulo do entusiasmo, a vibração se registra nas mentes dentro de um determinado raio, quando um orador sente que o auditório está en rapport com ele, ele logo reconhece que seu entusiasmo influenciou a mente dos assistidos, a ponto de as mentes vibrarem em harmonia.
Quando um vendedor sente que chegou o momento psicológico de fechar o negócio ele também percebe que seu entusiasmo influenciou a mente do cliente e a põe em harmonia com a sua.
Quando uma pessoa está entusiasmada pelo artigo que vende, serviço que oferece ou pelo discurso que pronuncia, o seu estado de espírito se torna tão claro para todos os que ouvem, pelo tom da sua voz. De qualquer maneira pelo tom que se faz uma declaração, faz toda diferença.
Nunca uma mera combinação de palavra poderá tomar o lugar da crença profunda de uma afirmativa expressada com total entusiasmo. As palavras são apenas sons, a não ser que venham coloridas com o sentimento que nasce do entusiasmo.
Existe uma grande diferença nas palavras que saem da boca mas não do coração, vemos isso ocorrer quando um vendedor vem nos atender com aquela cara de desânimo, queremos ver as palavras explodirem do coração com entusiasmo, na ânsia de bem expressar-se. As palavras dizem uma coisa, mas o tom da voz sugere algo completamente diferente; por conseguinte, não conseguem vender coisa alguma.
O que falamos é fator importante na aplicação da sugestão, mas não um fator tão importante quanto a ação. Nossos atos valerão mais que nossas palavras. Quando queremos influenciar a mente de alguém por meio da sugestão, a mente dessa pessoa deve estar em condições de neutralidade: isto é, deve estar aberta e receptiva ao nosso método de sugestão. É aqui que vemos sempre fracassar alguns vendedores, tentam fazer a venda antes de neutralizar a mente do cliente.
Quando digo que o vendedor precisa neutralizar a mente do cliente em perspectiva, quero dizer que ele deve estar confiante, é preciso estabelecer a confiança. Sabemos também que não existe uma regra estabelecida para neutralizar a mente do cliente, é preciso ter a sensibilidade para perceber o momento certo. A engenhosidade do vendedor precisa suprir o que não poder ser estabelecido.
O entusiasmo é a força vital com que carregamos o nosso corpo e desenvolvemos uma personalidade dinâmica, não apenas uma força de expressão. Sem ele somos como baterias elétricas sem eletricidade.

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