quarta-feira, 10 de junho de 2009

Liderança. Diferença entre autoridade e poder.


Vamos entender um pouco sobre liderança.

Essa é uma virtude que devemos sempre valorizar. Liderança envolve várias questões, mas quero abordar algumas das quais são de extrema importância e sempre vemos o contrário nos chefes de hoje, principalmente aqueles que possui uma mente mesquinha e um coração avarento.

Vamos definir o que é poder e o que é autoridade.

Quando ouvimos a palavra autoridade ou que fulano tem autoridade sobre uma determinada pessoa, imaginamos logo que essa pessoa está debaixo de um domínio, confundimos demais e invertemos os valores associados a essa palavra.

Autoridade:

É uma habilidade que possuímos para influenciar uma pessoa ou várias a fazerem as coisas de livre espontânea vontade por causa de nossa influência pessoal. Quando ouvimos alguém dizer, vou fazer isso porque aquele "cara" ou meu chefe é muito gente boa, está sempre me ajudando, suprindo minhas necessidades na empresa ou nas minhas tarefas, é sempre coerente, me entende e etc.

Nós como líderes devemos entender que precisamos suprir necessidade dos nossos colaboradores e não fazer suas vontades, sabemos que as vezes muitas reivindicações estão associadas a falta de entusiasmo, reclamam porque estão desmotivados, daí passam a achar que aquele chefe ou aquela empresa não é mais o ideal, passam a acordar de manhã e dizer, meu "Deus" lá vou eu para aquela empresa.

A essa altura do campeonato meu amigo, você está mais enroscado do que possa imaginar, você perdeu a chance de fazer de sua equipe um Master Mind, manter um equilíbrio, a harmonia e ter o que um gerente ou supervisor precisa ter de mais valioso, sua equipe. Verá que perdeu e terá uma tarefa mais árdua pela frente, recompor sua equipe, o que será bem difícil, porque perdeu sua credibilidade perante seus colaboradores. Sua confiança está em baixa. Pense em um general que está com sua tropa diante de uma batalha onde seus soldados não tem mais sua confiança porque detectaram uma fraqueza, você acha que lutarão até a morte por você ou pela empresa? Esquece !

será cada um pra si e Deus que nos acuda.

Poder:

É uma faculdade de forçar uma pessoa ou as pessoas a fazerem o que não querem mas estão sendo obrigados por causa de sua posição ou sua força. Lembra da historinha acima do general? Vou usar o mesmo general mas de outra forma. Imagina um general carrasco que diz aos seus soldados, façam isso ou aquilo se não serão castigados com exercício pesados, forçados ou irão para solitárias por 3 semanas.

O poder é o oposto de autoridade, com o poder as pessoas são obrigadas a obedecerem e não a fazerem de livre espontânea vontade. O poder você pode obter de várias formas. Ser colocado no cargo, comprar ou vender, ser dado ou tirado, herdado, indicado. Já autoridade diz respeito de quem você é, do seu caráter, sua personalidade e da influência que exerce sobre os outros.

Então meu amigo, você pode ter influência e ganhar o respeito das pessoas mais com a autoridade do que com o poder, você muitas vezes nem precisa ter um cargo para exercer uma influência grande sobre as pessoas ou sua empresa. Podemos usar nossa influência tanto para o bem quanto para o mal.

Veja os exemplos daquele péssimo colaborador, o chamado “boca negra” o laranja podre, lembra como ele contamina o resto, corroendo a mente até dos bons?

Vejas algumas característica que um líder deve ter:

Auto confiança,

Ascendência moral,

Espírito de sacrifício,

Sentimento de paternidade,

Sentimento de justiça,

Iniciativa,

Decisão,

Dignidade,

coragem

Falaremos mais sobre influência e personalidade, e de como poderemos obter o apoio em equipe no próximo artigo.

Um Abraço.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse artigo! Está de parabéns!!!

Anônimo disse...

Nao poderia ser mais perfeito, o artigo parabens, ser lider e conquistar sem esforço uma ou mais pessoas.

Anônimo disse...

Perfeito o artigo. Parabens!!!

Anônimo disse...

Parabens pelo artigo postado,me ajudou e muito.

Anônimo disse...

ótimo ..... assim você vai longe como profissional e pessoa.

Anônimo disse...

meus parabens muito bem colocada a sua observação a sobre o assunto

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo, se todos os "chefes" tivessem esta linha de raciocínio seria fantástico.

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo, se todos os "chefes" tivessem esta linha de raciocínio seria ótimo.

Pesquise neste blog