sexta-feira, 26 de junho de 2009

(Liderar é servir)

Oi Pessoal, Vamos a mais um artigo sobre liderança, neste quero abordar a importância do sacrifício.
O espírito de sacrifício é essencial para a liderança. Um líder que quiser ter o respeito e admiração de seus colaboradores precisa sacrificar-se, colocar-se no lugar do outro. Ele precisa fazer isso a todo tempo, fisicamente, por longas horas; o mais árduo trabalho e a maior responsabilidade são a partilha do líder, é o primeiro a chegar e o último a sair, trabalha enquanto os outros descansa.
Um líder cuida sempre de seus colaboradores em todas as situações, físicas, emocionais ou financeiras, agindo assim se mostra parceiro e verdadeiro. Nunca deve tentar trazer os elogios para si, ele poderá fazer isso, mas quando for descoberto perderá o respeito e a admiração deles. Numa "batalha" há glória para todos, a vitória é de toda a equipe, ninguém faz nada sozinho. Porque aquele que sempre toma e nunca dá, não é um líder, e sim um parasita.
Um líder verdadeiro nunca esquece do respeito porque sabe que isso é para todos. Um líder que não respeita é insolente e vive insultando os seus, comparta-se como um covarde, age como se estivesse amarrando seus colaboradores numa árvore com cordas de disciplina e batendo-lhes no rosto, porque sabe que não teriam como reagir. Toda pressão, seja ela qual for, não funciona, o melhor é trabalhar o psicológico de cada um na consciência da importância que eles exercem na empresa e para a economia. Como um publicitário por exemplo: ele tem uma necessidade, precisa encontrar um bom cliente, ele pesquisa e identifica um em potencial, chegando a esse cliente ele precisa descobrir 5 coisas básicas.
Quem é esse cliente, o que ele faz, como faz, pra quem faz, e pra onde faz, descobrindo as necessidades fará um bom planejamento e suprirá as necessidades deste, este cliente então atenderá as necessidades do seu cliente que consequentemente venderá seus produtos, ganhará seus lucros podendo pagar seus colaboradores, que levarão o ganho para casa podendo oferecer algo as suas famílias, e o publicitário fará o mesmo, ganhou suas comissões, levou dinheiro para agência e supriu as necessidades de todos. Quando analisamos o nosso trabalho neste ângulo vemos a importância e a responsabilidade social que fazemos diante do nosso trabalho.
O seu trabalho seja qual for, tem o seu valor e sua importância, por isso um líder que age com rigor, veemência sempre perde a confiança. Afinal confiança é o que todos precisam ter em você líder, principalmente na hora de uma emergência, é preciso enfrenta-la, fazer alguma coisa, mesmo que seja errada, porque se ficar procurando em torno, rodeando pode acabar por não fazer nada. Quando tomar uma decisão você deve apegar-se a ela, não vacilar, porque os colaboradores não tem confiança em um líder que não sabe decidir.
Então, lembre-se que liderar é manter o máximo de sacrifício.

2 comentários:

André Luís disse...

Trabalho como chefe do setor de informática de uma loja em minha cidade (Capanema-PA), e seu texto me ajudou muito a formar um padrão de LIDER. Me identifiquei em algumas partes do texto, mas agora estou sabendo como agir com meus colegas de trabalho.
Muito obrigado. Estou recomendando a todos os meus colegas, que também são chefes de setor, que leiam seu texto.
muito bom. muito bom mesmo.
Obrigado.

Anônimo disse...

Trabalho como chefe do setor de informática de uma loja em minha cidade (Capanema-PA), e seu texto me ajudou muito a formar um padrão de LIDER. Me identifiquei em algumas partes do texto, mas agora estou sabendo como agir com meus colegas de trabalho.
Muito obrigado. Estou recomendando a todos os meus colegas, que também são chefes de setor, que leiam seu texto.
muito bom. muito bom mesmo.
Obrigado.

Pesquise neste blog